0 de 40 questões concluídas
Perguntas:
Você já completou o questionário antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Questionário está carregando…
You must sign in or sign up to start the questionário.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
0 de 40 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Tempo passou
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Ensaio(s) pendente(s) (Ponto(s) possiveis: 0)
QUESTÃO 01
(UEG GO)
Quando no fuso horário 60º Leste forem 06h, nos fusos 90º Oeste e 120º Leste serão, respectivamente:
QUESTÃO 02
(Mackenzie)
Um turista, em férias na cidade de Jacarta (+7 horas em relação a Greenwich), programou, em seu roteiro, conhecer a cidade de Tóquio (+9 horas em relação a Greenwich).
Utilizando-se de uma pequena aeronave, decolou às 14h00 (horário local) do dia 10 de março de 2011, com destino a Tóquio, em viagem que durou oito horas.
Ao chegar, foi informado de que, por questões de natureza profissional, deveria retornar imediatamente à cidade de São Paulo. Exatas três horas após ter chegado a Tóquio, decolou com destino a São Paulo, em viagem que teve duração de 20 horas.
Assinale a alternativa correta para a chegada desse turista a São Paulo.
QUESTÃO 03
(Encceja/2017)
QUESTÃO 04
(UECE)
Os impactos ambientais resultantes do rompimento da barragem de uma mineradora em Mariana-MG, no mês de novembro, são os mais diversos, estendendo-se pelos meios bióticos, abióticos e sociais, e ainda estão longe de ser totalmente mitigados.
Conceitualmente, impacto ambiental pode ser entendido como:
QUESTÃO 05
(UFRGS)
A coluna da esquerda abaixo apresenta os movimentos de rotação e translação, responsáveis por diversos fenômenos; a da direita, alguns desses fenômenos.
Associe adequadamente as colunas.
1. Rotação
2. Translação
( ) Afélio e Periélio
( ) Desvios dos ventos
( ) Movimento aparente do Sol
( ) Estações do ano
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
QUESTÃO 06
(UESPI)
“A Terra pode nos dar a impressão de estar parada, mas realiza constante e simultaneamente uma série de movimentos que se sobrepõem em trajetórias muito complexas.”
(Paulo Roberto Moraes & Vilma Alves Campanna, 1996)
Sobre os movimentos realizados pela Terra é correto afirmar:
QUESTÃO 07
(ACAFE)
“A Terra e um pequeno planeta do sistema solar. No entanto, apesar de seu tamanho diminuto, comporta milhares de formas de vida, adaptadas aos ambientes mais diversificados”.
Fonte: MARTINI, Alice de (et.al.). Ciências Humanas e suas
tecnologias: história e geografia: ensino médio. São Paulo: IBEO, 2005.
Hoje sabemos da existência de subsistemas integrados. Sobre eles é correto afirmar: exceto:
QUESTÃO 08
(UNIT)
Sobre a hidrografia e as bacias hidrográficas, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.
( ) As zonas de dispersão de águas localizam-se nas áreas cujo relevo apresenta maior altimetria.
( ) As nascentes dos rios surgem quando o nível freático atinge a superfície.
( ) A ausência de lagos tectônicos no Brasil pode ser explicada pela composição das rochas e pela origem do relevo.
( ) As bacias hidrográficas brasileiras possuem drenagem endorreica e regime misto.
( ) Os principais rios da bacia do Tocantins nascem nos divisores de água da Região Norte e nela se localiza a hidrelétrica de Tucuruí.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
QUESTÃO 09
(Encceja)
QUESTÃO 10
(UERJ)
As Nações Unidas registraram, em 1998, pela primeira vez nas últimas décadas, uma queda na emissão de substâncias químicas nocivas à camada de ozônio, escudo natural que protege a Terra dos raios ultravioleta do Sol. Se forem cumpridos os acordos internacionais quanto à emissão daqueles poluentes, prevê-se uma possível regeneração da camada de ozônio a partir de 2050.
Fonte: Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 23 jun. 1998.
A tendência atual para reverter aspectos da degradação ambiental pode ser melhor explicada através de:
QUESTÃO 01
(UFC)
Os fenícios, povo de origem semita que se fixou e desenvolveu as suas cidades numa faixa de 200 quilômetros situada entre o mar Mediterrâneo e as montanhas do atual Líbano, conheceram o apogeu da sua influência a partir de 1400 a.C. (destruição de Cnossos em Creta).
Entre as afirmações que se seguem, escolha aquela que caracteriza de maneira correta esse povo.
QUESTÃO 02
(Inep)
Os Yanomami constituem uma sociedade indígena do norte da Amazônia e formam um amplo conjunto linguístico e cultural. Para os Yanomami, urihi, a “terrafloresta”, não é um mero cenário inerte, objeto de exploração econômica, e sim uma entidade viva, animada por uma dinâmica de trocas entre os diversos seres que a povoam. A floresta possui um sopro vital, wixia, que é muito longo. Se não a desmatarmos, ela não morrerá. Ela não se decompõe, isto é, não se desfaz. É graças ao seu sopro úmido que as plantas crescem. A floresta não está morta pois, se fosse assim, as florestas não teriam folhas. Tampouco se veria água. Segundo os Yanomami, se os brancos os fizerem desaparecer para desmatá-la e morar no seu lugar, ficarão pobres e acabarão tendo fome e sede.
ALBERT, B. Yanomami, o espírito da floresta. Almanaque Brasil Socioambiental. São Paulo: ISA, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os Yanomami acreditam que:
QUESTÃO 03
(Encceja)
QUESTÃO 04
(FATEC)
O Mercantilismo pode ser definido como um conjunto de práticas e doutrinas econômicas adotadas pelo Estado absolutista, na Idade Moderna, com o objetivo de obter e acumular riqueza. Partindo do princípio de que a riqueza de uma nação era determinada pela quantidade de metais preciosos mantidos dentro de seu território, os estados absolutos desse período:
QUESTÃO 05
(UNAERP-SP)
Em 1534, o governo português concluiu que a única forma de ocupação do Brasil seria através da colonização. Era necessário colonizar, simultaneamente, todo o extenso território brasileiro. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
QUESTÃO 06
(UNIC)
O período colonial brasileiro estendeu-se do século XVI ao início do século XIX, apresentando, entre suas características:
QUESTÃO 07
(ENEM)
Nos primeiros anos do governo Vargas, as organizações operárias sob controle das correntes de esquerda tentaram se opor ao seu enquadramento pelo Estado. Mas a tentativa fracassou. Além do governo, a própria base dessas organizações pressionou pela legalização. Vários benefícios, como as férias e a possibilidade de postular direitos perante as Juntas de Conciliação e Julgamento, dependiam da condição de ser membro de sindicato reconhecido pelo governo.
FAUSTO, B. História concisa do Brasil. São Paulo: Edusp; Imprensa Oficial do Estado, 2002 (adaptado).
No contexto histórico retratado pelo texto, a relação entre governo e movimento sindical foi caracterizada:
QUESTÃO 08
(PUC-SP)
“Quem quer passar além do Bojador,
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.”Fernando Pessoa, “Mar Português”, in Obra poética. Rio de Janeiro,
Editora José Aguilar, 1960, p. 19
O trecho de Fernando Pessoa fala da expansão marítima portuguesa. Para entendê-lo, devemos saber que:
QUESTÃO 09
(Encceja)
O ministro dos Transportes afirmou que o governo desistiu do projeto original da Hidrovia Paraguai-Paraná. Conhecida como Hidrovia do Mercosul, tem 3.442 quilômetros e vai de Cáceres, no Pantanal de Mato Grosso, a Nueva Palmira, no Uruguai.
O Estado de S. Paulo, 10 de janeiro de 2001.
Entre as causas das resistências à criação de algumas hidrovias hoje no Brasil está(ão):
QUESTÃO 10
(UEMG)
“Em agosto de 1942, dez submarinos alemães deslocaram-se para o litoral brasileiro. Um deles recebeu ordem para atacar. No dia 15, o navio Baependi foi sua primeira vítima. Outras duas embarcações teriam igual destino. Morreram 551 pessoas, apenas nesse dia. Nos quatro seguintes, mais três navios foram afundados, com mais 56 mortes. Os submarinos do Eixo continuaram atacando o litoral brasileiro. Foram afundados, até o fim da guerra, mais 12 navios brasileiros, perdendo a vida mais 334 pessoas.”
(FERRAZ, Francisco César. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio
de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005, p. 40-41)
Diante dos acontecimentos, acima narrados, o governo brasileiro juntou-se aos Aliados no esforço contra os países nazifascistas. Em 1945, essa decisão intensificaria uma contradição do Estado Novo, ao combinar:
QUESTÃO 01
(Uel)
Observe os gráficos a seguir:
Com base nos gráficos e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:
I. Os dados sobre a divisão das concessões de Rádio e TV no Brasil indicam concentração de poder, de produção e de circulação de produtos culturais.
II. Embora a Rede Globo tenha o maior número de grupos afiliados, de audiência e de arrecadação com o mercado publicitário, a divisão equânime entre as outras redes garante a feição democrática da maior indústria cultural do Brasil.
III. O mercado dos diferentes veículos de mídia revela que mais de 60% dos jornais e 70% da audiência de TV pertencem a dois grupos, que apresentam o maior faturamento na indústria cultural nacional.
IV. Os números de grupos afiliados às grandes redes revelam diversificação, flexibilização e maior regionalização na produção dos bens culturais, e, portanto, uma tendência de fortalecimento da democratização social.
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
QUESTÃO 02
(Enem)
TEXTO l
Olhamos o homem alheio às atividades públicas não como alguém que cuida apenas de seus próprios interesses, mas como um inútil; nós, cidadãos atenienses, decidimos as questões públicas por nós mesmos na crença de que não é o debate que é empecilho à ação, e sim o fato de não se estar esclarecido pelo debate antes de chegar a hora da ação.
TUCÍDIDES. História da Guerra do Peloponeso. Brasília: UnB, 1987 (adaptado).
TEXTO II
Um cidadão integral pode ser definido por nada mais nada menos que pelo direito de administrar justiça e exercer funções públicas; algumas destas, todavia, são limitadas quanto ao tempo de exercício, de tal modo que não podem de forma alguma ser exercidas duas vezes pela mesma pessoa, ou somente podem sê-lo depois de certos intervalos de tempo prefixados.
ARISTÓTELES. Política. Brasília: UnB, 1985.
Comparando os textos l e II, tanto para Tucídides (no século V a.C.) quanto para Aristóteles (no século IV a.C.), a cidadania era definida pelo(a)
QUESTÃO 03
(ENEM)
O mercado tende a gerir e regulamentar todas as
atividades humanas. Até há pouco, certos campos
— cultura, esporte, religião — ficavam fora do seu
alcance. Agora, são absorvidos pela esfera do
mercado. Os governos confiam cada vez mais nele
(abandono dos setores de Estado, privatizações).
RAMONET, I. Guerras do século XXI: novos temores e novas ameaças.
Petrópolis: Vozes, 2003.
No texto é apresentada uma lógica que constitui uma característica central do seguinte sistema socioeconômico:
QUESTÃO 04
(FGV)
A expressão “ideologia de gênero” passou a ser usada por setores conservadores da sociedade brasileira, embora não corresponda a nenhuma linha de pensamento, e sim a um slogan que tende a reafirmar valores morais tradicionais e negar a igualdade de direitos às mulheres e pessoas LGBTI+. Por sua vez, os estudos de gênero têm como objetivo mapear diferenças sociais entre gêneros e mostrar como surgem as desigualdades, jamais impor um estilo de vida.
De acordo com o glossário proveniente desses estudos, se a pessoa se identifica com o gênero feminino apesar de ter sido biologicamente designada ao nascer como pertencente ao sexo masculino, e sente atração sexual e afetiva por pessoas do gênero feminino, ela é denominada:
QUESTÃO 05
(UERJ)
Utilize as informações abaixo para responder a questão.
taylorismo
– separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos
– racionalização da produção
– controle do tempo
– estabelecimento de níveis mínimos de produtividade.
Fordismo
– produção e consumo em massa
– extrema especialização do trabalho
– rígida padronização da produção
– linha de montagem
Pós-fordismo
– estratégia de produção e consumo em escala planetária.
– valorização da pesquisa científica
– desenvolvimento de novas tecnologias
– flexibilização dos contratos de trabalho
Pelas características dos modelos produtivos do momento da Segunda Revolução Industrial, é possível afirmar que o fordismo absorveu certos aspectos do taylorismo, incorporando novas características. Essa afirmação se justifica, dentre outras razões, porque os objetivos do fordismo, principalmente, pressupunham:
QUESTÃO 06
(Enem)
A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectos negativos, a violência que manchou de sangue essa história. Os movimentos pela reforma agrária articularam-se por todo o território nacional, principalmente entre 1985 e 1996, e conseguiram de maneira expressiva a inserção desse tema nas discussões pelo acesso à terra. O mapa seguinte apresenta a distribuição dos conflitos agrários em todas as regiões do Brasil nesse período e o número de mortes ocorridas nessas lutas.
Brasil — Vítimas fatais de conflitos ocorridos no campo 1985-1996. Fonte: Comissão Pastoral da Terra — CPT
Mapa dos conflitos no campo no Brasil
OLIVEIRA, A. U. A longa marcha do campesinato brasileiro: movimentos sociais, conflitos e reforma agrária. Revista Estudos Avançados. Vol. 15, n. 43, São Paulo, set./dez. 2001.
Com base nas informações do mapa acerca dos conflitos pela posse de terra no Brasil, a região
QUESTÃO 07
(SEDUC)
“As modernas comunicações de massa, modeladas à base da produção industrial , difundem todo um sistema de estereótipos, embora fundamentalmente incompreensíveis para o indivíduo, dão-lhe a ilusão de estar atualizado e de estar perfeitamente bem informado”.
(ADORNO, T., apud ROANET, S.P., 1989, p. 193)
Assinale a alternativa incorreta acerca da afirmação acima.
QUESTÃO 08
(UERJ)
“As comunidades quilombolas, que são predominantemente constituídas por população negra, se autodefinem a partir das relações com a terra, do parentesco, do território, da ancestralidade, das tradições e das práticas culturais próprias.
Estima-se que em todo o país existam mais de três mil comunidades quilombolas. O Decreto Federal nº 4.887, de 20 de novembro de 2003, regulamenta o procedimento para identificação, reconhecimento, delimitação, demarcação e titulação das terras ocupadas por remanescentes das comunidades dos quilombos.”
(Adaptado de incra.gov.br)
A demarcação de terras de comunidades quilombolas é fato recente nas práticas governamentais brasileiras.
Um dos principais objetivos dessa política pública é viabilizar a promoção de:
QUESTÃO 09
(FGV)
QUESTÃO 10
(Ufub)
De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se:
QUESTÃO 01
(INSTITUTO AOCP)
A Bioética, ou ética da vida, compreende o estudo sistemático e multidisciplinar da conduta humana na área das ciências biológicas, à luz dos valores e princípios morais. Assinale a alternativa que apresenta os princípios fundamentalistas da Bioética.
QUESTÃO 02
(UEL)
Leia os textos a seguir.
Aristóteles, no Livro IV da Metafísica, defende o sentido epistêmico do princípio de não contradição como o princípio primário, incondicionado e absolutamente verdadeiro da “ciência das causas primeiras”, ou melhor, o princípio que se apresenta como fundamento último (ou primeiro) de justificação para qualquer enunciado declarativo em sua pretensão de verdade. “É impossível que o mesmo atributo pertença e não pertença ao mesmo tempo ao mesmo sujeito, e na mesma relação. […] Não é possível, com efeito, conceber alguma vez que a mesma coisa seja e não seja, como alguns acreditam que Heráclito disse […]. É por esta razão que toda demonstração se remete a esse princípio como a uma última verdade, pois ela é, por natureza, um ponto de partida, a mesma para os demais axiomas.”
(ARISTÓTELES. Metafísica. Livro IV, 3, 1005b apud FARIA, Maria do Carmo B. de. Aristóteles: a plenitude como horizonte do ser. São Paulo: Moderna, 1994. p. 93.)
Com base nos textos e nos conhecimentos sobre Aristóteles, é correto afirmar:
QUESTÃO 03
(ENEM)
Fala-se muito nos dias de hoje em direitos do homem. Pois bem: foi no século XVIII — em 1789, precisamente — que uma Assembleia Constituinte produziu e proclamou em Paris a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa Declaração se impôs como necessária para um grupo de revolucionários, por ter sido preparada por uma mudança no plano das ideias e das mentalidades: o iluminismo.
FORTES. L R. S. O Iluminismo e os reis filósofos.
São Paulo: Brasiliense, 1981 (adaptado).
Correlacionando temporalidades históricas, o texto apresenta uma concepção de pensamento que tem como uma de suas bases a
QUESTÃO 04
(UFSJ)
Muitas vezes, somos surpreendidos pela compreensão “naturalista” que os primeiros pensadores da escola jônica tiveram da realidade. Tales de Mileto dizia que “tudo é água”. Essa atitude, que pode parecer mitológica ou científica, possibilitou, segundo Hegel nas suas Preleções sobre a História da Filosofia, o nascimento do pensamento filosófico porque aí começa:
QUESTÃO 05
(Enem)
A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:
QUESTÃO 06
(UDESC)
O texto é parte do livro VII da República, obra na qual Platão desenvolve o célebre Mito da Caverna. Sobre o Mito da Caverna, é correto afirmar.
I. A caverna iluminada pelo Sol, cuja luz se projeta dentro dela, corresponde ao mundo inteligível, o do
conhecimento do verdadeiro ser.
II. Explicita como Platão concebe e estrutura o conhecimento.
III. Manifesta a forma como Platão pensa a política, na medida em que, ao voltar à caverna, aquele que contemplou o bem quer libertar da contemplação das sombras os antigos companheiros.
IV. Apresenta uma concepção de conhecimento estruturada unicamente em fatores circunstanciais e relativistas.
Assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 07
(IFSC)
Baseado nas grandes preocupações dos filósofos gregos e nos acontecimentos históricos que vão desde o fim do século VII até o final do século III a.C., pode-se dividir a filosofia grega em três períodos:
QUESTÃO 08
(UEA)
O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo; com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo.
(Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
QUESTÃO 09
(ENEM)
No centro da imagem, o filósofo Platão é retratado apontando para o alto. Esse gesto significa que o conhecimento se encontra em uma instância na qual o homem descobre a
QUESTÃO 10
A Bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas/bioéticas, auxiliando o profissional no cuidar de maneira ética.
O princípio bioético que se aproxima da equidade é o de: