0 de 38 questões concluídas
Perguntas:
Você já completou o questionário antes. Portanto, você não pode reiniciá-lo.
Questionário está carregando…
You must sign in or sign up to start the questionário.
Você precisa primeiro terminar os seguintes:
0 de 38 perguntas respondidas corretamente
Seu tempo:
Tempo passou
Você alcançou 0 de 0 ponto(s), (0)
Ponto(s) ganho(s): 0 de 0, (0)
0 Ensaio(s) pendente(s) (Ponto(s) possiveis: 0)
QUESTÃO 01
(UESPI/2011)
A fotografia a seguir mostra uma rede de drenagem em determinada região brasileira. Observe-a.
Esse tipo de hidrografia, pelas características observadas, é típica do seguinte tipo de relevo:
QUESTÃO 02
(Mackenzie SP/2018)
Observe o mapa:
Estudo aponta que desmatamento
da Mata Atlântica aumentou cerca de 60% em um ano.
Entre 2015 e 2016, cerca de 290 quilômetros quadrados de floresta foram devastados, o que significa um aumento de 57,7%, se comparado com os anos anteriores.
A Mata Atlântica percorre importantes regiões hidrográficas brasileiras. Suas florestas são fundamentais para a manutenção dos processos hidrológicos garantindo a quantidade e a qualidade da água potável para milhões de brasileiros e para os diferentes setores da economia nacional.
http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/terra-
da-gente/especiais/noticia/estudo-apontaque
– desmatamento-da-mata-atlantica-aume
ntou-cerca-de-60-em-um-ano.ghtml
Tendo por base o mapa, as informações citadas e seus conhecimentos, identifique, a seguir, a alternativa que apresente, apenas, regiões hidrográficas com ocorrências de Mata Atlântica.
QUESTÃO 03
(UFAC/2011)
Com relação à Hidrografia Brasileira, é incorreto afirmar:
QUESTÃO 04
(UEFS BA/2017)
O relevo resulta da dinâmica de fenômenos internos e externos sobre a camada mais superficial da Terra, a litosfera.
A partir dos conhecimentos acerca dos agentes internos e externos do relevo terrestre, é correto afirmar:
QUESTÃO 05
(IFGO)
Disponível em:
<http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/
21052004biomashtml.shtm>. Acesso em: 19 nov. 2015 [Adaptado].
O mapa representa os biomas brasileiros. Com base em sua análise, pode-se afirmar que esses biomas são:
QUESTÃO 07
(Inep)
Os blocos apresentados no mapa possuem os seguintes níveis de integração: o NAFTA é uma área de livre comércio; o Mercosul é uma união aduaneira, e a União Europeia é um mercado comum, o qual já possui até moeda, o euro, moeda própria adotada pelo bloco.
Qual dos blocos citados apresenta o nível de integração mais avançado?
QUESTÃO 09
(INEP)
Leia atentamente o trecho da reportagem abaixo:
A Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) confirmou ontem a destruição das estátuas gigantes de Buda no centro do Afeganistão, que descreveu como “um crime contra a cultura”.”(…) O Taleban cometeu um crime contra a cultura. É abominável testemunhar a destruição fria e calculada de patrimônios culturais que integram a herança do povo afegão e, de fato, do mundo inteiro”, disse Matsuura (diretor-geral da Unesco).
(…) O Taleban utilizou dinamite para destruir os Budas, esculpidos há mais de 1.500 anos. Um deles, de 53 metros de altura, era o maior Buda em pé do mundo. A ordem para destruir todas as estátuas pré-islâmicas foi dada pelo líder supremo do Taleban, Mohamad Omar, há duas semanas: “Apenas Allah deve ser venerado, e as estátuas devem ser destruídas para que não sejam adoradas nem agora nem no futuro”.
Folha de S. Paulo, São Paulo, 13 mar. 2001.
Com base no que você estudou a respeito do significado de patrimônio histórico e do que a reportagem acima comenta sobre o que aconteceu no Afeganistão, pode-se afirmar que:
QUESTÃO 10
(Encceja)
Observe o quadro, sobre a divisão dos poderes no Brasil:
As atribuições apresentadas competem, respectivamente, aos seguintes cargos:
QUESTÃO 01
(PUC)
Sobre o processo de exploração colonial do Brasil por Portugal, é correto afirmar:
QUESTÃO 02
(ACAFE)
Os antecedentes da subida de Getúlio Vargas ao poder, em 1930, estão ligados à crise política que indicaria o candidato do governo federal para as eleições presidenciais de 1930. As desavenças entre o PRP – Partido Republicano Paulista e o PRM – Partido Republicano Mineiro, levaram o presidente Washington Luís a indicar Júlio Prestes para concorrer à presidência da república.
Nesse contexto é correto afirmar, exceto:
QUESTÃO 03
(UEL-PR)
Para compreender a expansão marítima nos séculos XV e XVI, é necessário considerara a importância da cartografia. Sobre o tema, é correto afirmar que os cartógrafos representaram o mundo:
QUESTÃO 04
(Faap)
“Senhoras e senhores telespectadores, boa noite. A PRF-3 TV – Emissora Associada de São Paulo orgulhosamente apresenta neste momento o primeiro programa de televisão da América Latina.”
(Abertura da transmissão inaugural da TV Tupi de São Paulo, apresentada pela atriz Iara Lins)
Este fato importante aconteceu às 22 horas do dia 18 de setembro do mesmo ano em que:
QUESTÃO 05
(UNIFOR)
A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal. Sobre o assunto, pode-se afirmar que:
QUESTÃO 06
(PUCCAMP)
“O produto da atividade humana é separado de seu produtor e apropriado por uma minoria: a substância humana é absorvida pelas coisas produzidas, em lugar de pertencer ao homem.”
A partir do texto, pode-se afirmar que a Revolução Industrial:
QUESTÃO 07
(Encceja)
A robótica, como tecnologia moderna nas indústrias, pode libertar o homem de tarefas insalubres e perigosas que afetam a saúde. Ainda que os robôs tenham trazido uma importante contribuição para o desenvolvimento industrial, também ocasionaram um crescente aumento do desemprego mundial.
Um dos setores industriais que mais utiliza robôs é o:
QUESTÃO 08
(IFPE)
A Segunda Guerra Mundial eclodiu quando, no final da década de 1930, Hitler iniciou seu programa de expansão do nazismo pela Europa. Esse conflito durou até o ano de 1945, quando os chamados Aliados (Estados Unidos, União Soviética, França e Inglaterra) derrotaram a Alemanha. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse conflito.
QUESTÃO 09
(UNITAU)
“O Absolutismo é um conceito histórico que se refere à forma de governo em que o poder é centralizado na figura do monarca, que o transmite hereditariamente. Esse sistema foi específico da Europa nos séculos XVI a XVII. Assim, não podemos falar de um Absolutismo chinês ou africano, pois devemos sempre ter em mente que os conceitos são construídos para determinado momento e lugar na história e não podem ser aplicados para outras realidades de forma indiscriminada”.
SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 11.
Sobre o absolutismo, pode-se afirmar:
QUESTÃO 10
(FMABC)
“É muito comum dizer-se que a Mesopotâmia conheceu as primeiras leis da história do homem. Mas, na verdade, os códigos mesopotâmicos eram muito diferentes das legislações atuais.”
Marcelo Rede. A Mesopotâmia. São Paulo: Saraiva, 2011, p. 38. Adaptado.
Parte das diferenças, mencionadas no texto, entre as legislações atuais e os códigos mesopotâmicos, como o de Hamurabi, deriva do fato de:
QUESTÃO 01
(FCC)
QUESTÃO 02
(ASSESSORARTE)
A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo. A educação para a cidadania tem como objetivo:
QUESTÃO 03
(ENEM)
A forma de organização interna da indústria citada gera a seguinte consequência para a mão de obra nela inserida:
QUESTÃO 04
Teoria, ideologia e a urgente necessidade
de pensar contra a má-fé
Márcia Tiburi
O teólogo André Musskopf defende que os fundamentalistas têm ajudado o feminismo e os movimentos pela diversidade sexual e de gênero. Em artigo, ele defende que “talvez o mais surpreendente seja que aqueles e aquelas que não queriam falar sobre o assunto de repente se veem obrigadas e obrigados a estudar e conhecer – e até falar sobre ele”. De fato, a gritaria de alguns tem esse outro lado, um efeito inesperado de colocar a questão em pauta, de levar muita gente a repensar o modo como a questão de gênero afeta suas vidas cotidianas. A vida e a sociedade são dialéticas, digamos assim, tudo pode ter dois lados, e o olhar otimista ajuda todos os que sobrevivem a seguir na luta por direitos. Mas infelizmente há o lado péssimo de tudo isso, aquele que é vivido pelas vítimas desse estado de coisas, aqueles para quem não há justiça alguma.
Quem luta, não pode desistir. Enfraquecer o inimigo é necessário desde que não se menospreze sua força.
O caminho que devemos seguir quando se trata de pensar em gênero é aquele que reúne o esforço da crítica, da pesquisa, do esclarecimento, o esforço de quem se dedica à educação e à ciência, com o esforço da escuta. Quando escuto alguém falando de “cura gay” imagino o grau de esvaziamento de si, de pobreza subjetiva, que levou essa pessoa a aderir a uma teoria como essa. Infelizmente, esse tipo de teoria popular se transforma em ideologia enquanto, ao mesmo tempo, é usada por “donos do poder”, para vantagens pessoais.
Importante saber a diferença entre teoria e ideologia. São termos muito complexos. Incontáveis volumes já foram escritos sobre isso, mas podemos resumir nos seguintes termos: teoria é um tipo de pensamento que se expõe, ideologia é um tipo de pensamento que se oculta.
Há, no entanto, um híbrido, as “teorias ideológicas” que, por sua vez, expõem com a intenção de ocultar, ou ocultam fingindo que expõem.
Há teorias populares (que constituem o senso comum, as opiniões na forma de discursos que transitam no mundo da vida depois de terem sido lidas em jornais e revistas de divulgação) e teorias científicas (que estão sempre sendo questionadas e podem vir a ser desconstituídas, mas que escorrem para o senso comum e lá são transformadas e, em geral, perdem muito do seu sentido).
Ideologia, por sua vez, é o conjunto dos discursos e opiniões vigentes que servem para ocultar alguma coisa em vez de promover esclarecimento, investigação e ponderação.
A ideologia de gênero, sobre a qual se fala hoje em dia, não está na pesquisa que o discute e questiona, mas no poder que, aliado ao senso comum, tenta dizer o que gênero não é.
Algo muito curioso acontece com o uso do termo ideologia quando se fala em “ideologia de gênero”. Algo, no mínimo, capcioso. Pois quem usa o termo “ideologia de gênero” para combater o que há de elucidativo no termo gênero procura ocultar por meio do termo ideologia não apenas o valor do termo gênero, como, por inversão, o próprio conceito de ideologia. É como se falar de ideologia de gênero servisse para ocultar a ideologia de gênero de quem professa o discurso contra a ideologia de gênero.
Não se trata apenas de uma manobra em que a autocontradição performativa é ocultada pela força da expressão, mas de um caso evidente de má fé. E quando a má fé vem de pessoas (homens, sobretudo) que se dizem de fé, então, estamos correndo perigo, porque a fé do povo tem sido usada de maneira demoníaca.
O papel ético e político de quem pesquisa, ensina e luta pela lucidez em uma sociedade em que os traços obscurantistas se tornam cada vez mais intensos é também demonstrar que percebemos o que se passa e que continuaremos do lado crítico a promover lucidez, diálogo e respeito aos direitos fundamentais, inclusive relativos à sexualidade e ao gênero, em que pese a violência simbólica a que estamos submetidos.
Disponível em: <http://revistacult.uol.com.br/home/2016/02/vamos-conversar-sobre-genero/> . Acesso: em 13 abr. 2016. [Adaptado].
QUESTÃO 05
(UERJ)
Da revolução industrial até o auge do fordismo, que pôde ser facilmente atingido com energias fósseis, mas em cujo reverso se abre um abismo, passaram-se mais de 200 anos; um curto período de tempo, em que se gastaram recursos naturais fósseis resultantes de milhões de anos terrestres.
ALTVATER, Elmar. O preço da riqueza. São Paulo: Unesp, 1995.
O texto acima expressa uma avaliação sobre a relação natureza/sociedade de grande importância para o planejamento das atividades humanas. A característica da dinâmica capitalista que traduz o alerta feito pelo autor está em:
QUESTÃO 06
(ENEM)
Mapa da distribuição da população brasileira atualmente
Mapa dos principais conflitos ocorridos em áreas indígenas
Os mapas representam distintos padrões de distribuição de processos socioespaciais. Nesse sentido, a menor incidência de disputas territoriais envolvendo povos indígenas se explica pela
QUESTÃO 07
(IBFC)
“[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”.
(BAUMAN, 2007, 111).
Assinale a alternativa correta acerca da afirmação acima:
QUESTÃO 08
(ENEM)
Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.
GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).
No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para
QUESTÃO 09
(Instituto Excelência)
Complete a lacuna a seguir:
Os________________ permitem-nos compreender a situação social, pois são referências para a nossa percepção do outro, ao mesmo tempo que são referências para o nosso próprio comportamento.
QUESTÃO 10
(Unicentro)
Em relação ao sistema de castas de uma sociedade, assinale a alternativa correta.
QUESTÃO 01
(Ueg)
O ser humano, desde sua origem, em sua existência cotidiana, faz afirmações, nega, deseja, recusa e aprova coisas e pessoas, elaborando juízos de fato e de valor por meio dos quais procura orientar seu comportamento teórico e prático. Entretanto, houve um momento em sua evolução histórico-social em que o ser humano começa a conferir um caráter filosófico às suas indagações e perplexidades, questionando racionalmente suas crenças, valores e escolhas. Nesse sentido, pode-se afirmar que a filosofia
QUESTÃO 02
(UFU)
Leia atentamente o trecho de Aristóteles, citado abaixo, e assinale a alternativa que o interpreta corretamente.
“Como já vimos há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral. Em grande parte a excelência intelectual deve tanto o seu nascimento quanto o seu crescimento à instrução (por isto ela requer experiência e tempo); quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito […]”.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. ColeçãoOs Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
QUESTÃO 03
(USF)
Conhecido como o século das Luzes ou do Iluminismo, o século XVIII foi marcado por um movimento do pensamento europeu (ocorrido mais especificamente na segunda metade do século XVIII) que abrangeu o pensamento filosófico e gerou uma grande revolução nas artes (principalmente na literatura), nas ciências, nos costumes, na teoria política e na doutrina jurídica. O Iluminismo também se distinguiu pela centralidade da ciência e da racionalidade crítica no questionamento filosófico.
Disponível em: <https://www.max-well.vrac.puc-rio.br/15543/15543_3.pdf>. Acesso em: 12/09/2017.
Tomando como base o contexto abordado, podemos afirmar corretamente que
QUESTÃO 04
(UEMA)
É comum explicar o nascimento da filosofia cronologicamente,dando destaque a seu início entre os gregos antigos. Para um aluno iniciante, isso muitas vezes faz pensar que se trata de uma disciplina sem atualidade. Porém, Aristóteles, na abertura da sua Metafísica, faz uma afirmação que pode sugerir que o pensamento filosófico possui uma origem não cronológica. Segundo ele:
QUESTÃO 05
(PUC)
Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade […] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:
QUESTÃO 06
(UFRRJ)
Sobre as primeiras ações socialistas, Karl Marx e Friedrich Engels, no Manifesto Comunista de 1848, afirmaram o seguinte:
“As primeiras tentativas do proletariado para impor diretamente o seu próprio interesse de classe, num tempo de agitação geral, no período da revolução que pôs termo à sociedade feudal, falharam necessariamente por não estar ainda desenvolvida a figura do próprio proletariado e por faltarem ainda condições materiais da sua libertação, que são precisamente o produto da época burguesa.”
Em relação aos primórdios do movimento operário na Europa, é correto afirmar que:
QUESTÃO 07
(PUC)
No livro VII da República, Platão apresenta o célebre mito (ou alegoria) da caverna. Pode-se afirmar que com esse mito ele pretendia:
QUESTÃO 08
(UDESC)
Em filosofia, denomina-se “revolução copernicana” o seguinte posicionamento epistemológico:
QUESTÃO 09
(UFPE)
A sociedade grega criou seus mitos e deuses, mas também elaborou um pensamento filosófico que expressava sua preocupação com a verdade e a ética.
Além de Aristóteles, Platão e Sócrates, muitos pensadores merecem ser citados e discutidos, como os sofistas, que:
QUESTÃO 10
(UFPR)
No famoso mito da caverna, Platão (428-347 a.C.) imagina uma caverna onde estão acorrentados os homens desde a infância, de tal forma que, não podendo se voltar para a entrada, onde á ma fogueira, apenas enxergam o fundo da caverna. A luz da fogueira projeta, nesse fundo, sombras das coisas que passam as suas costas. Ora, se um desses homens se libertasse das correntes e chegasse à luz o dia, voltaria contando aos outros o que são realmente os verdadeiros objetos. Entretanto, seus companheiros o tomariam por louco, pois não acreditariam em suas palavras. Esse mito pode ser analisado sob dois pontos de vista: o epistemológico (como surge o conhecimento humano) e o político aquele que apreende as ideias verdadeiras é apto para governar). Do ponto de vista epistemológico (do conhecimento), é CORRETO afirmar:
1. Acima do mundo ilusório sensível, há o mundo das idéias gerais e essências imutáveis.
2. O mundo dos fenômenos só existe se participa do mundo das idéias.
3. O homem atinge as essências imutáveis através da contemplação e da depuração dos enganos dos sentidos.
4. A alma humana pode elevar-se das coisas múltiplas e mutáveis às coisas unas e imutáveis.
5. As idéias unas e imutáveis são hierarquizadas e no topo delas está a idéia de Bem.
ASSINALE a alternativa CORRETA.